A História das Camisetas

As camisetas parecem peças atemporais, e realmente são.

Desde a antiguidade, os romanos usavam uma túnica dupla chamada camisia. Era branca feita de linho e era usada por baixo como proteção para a transpiração.

Os tecidos das peças de cima eram bordados com ouro e pedras preciosas, e não podiam ser lavados, era preciso uma peça por baixo para evitar que elas sujassem.

Até o inicio do século passado as camisetas eram usadas somente como roupa íntima.

Michelangelo retratou na escultura O Escravo Moribundo um homem vestido com uma camiseta regata.

Apesar da ousadia, a moda não pegou na época.

Já na Primeira Guerra Mundial, os soldados europeus usavam camiseta de algodão por baixo dos uniformes. Os americanos, que usavam uniformes de lã, acharam a novidade muito mais confortável.

Levaram a peça para os Estados Unidos, e deram o nome T-Shirt por causa da modelagem em forma de T.

Apesar de ainda serem usadas como roupa íntima, os soldados na Segunda Guerra Mundial já apareciam em fotos com camisetas sem a farda de cima.

Em 1951, Marlon Brando aparece de camiseta no filme Um Bonde Chamado Desejo, a partir dessa época a camiseta começa a fazer parte do guarda-roupa como uma peça usual, e não somente como roupa íntima.

O look mais famoso de camiseta branca e calça jeans foi protagonizado por James Dean, em Juventude Transviada. Além de ser sinônimo de rebeldia, também foi diferente ao usar calça jeans que era uniforme operário na época.

Nos anos 60, a camiseta básica branca deu lugar as cores psicodélicas do Tie Dye. Sempre trazendo mensagens de paz e amor, e a favor da liberdade. Nessa época as mulheres também aderiram a peça, se tornando unissex.

Na década de 80, as marcas de grifes começaram a estampar seus logos nas camiseta, que passa a ser ostentação e poder para a geração dos yuppies.

Nos anos 90, elas aparecem largas dos grunges, um reflexo da falta de ideologia da geração. A camiseta passa a ser usada democraticamente por qualquer segmento da sociedade e faixa etária.

Desde então as camisetas são usadas de formal liberal tanto para passar uma ideologia, com a estampa da banda favorita, prática de esportes ou de forma básica.


%d blogueiros gostam disto: